31 agosto 2016

Imperativa Thanos - Mini-Série Completa


CÓDIGO 040- R$ 5,00


Pra começar, vamos definir Imperativo:
im.pe.ra.ti.vo
 adj (lat imperativu) 1 Que ordena, que governa, que manda com autoridade. 2 Autoritário, arrogante. 3 Que tem caráter de ordem. sm 1 Gram Modo dos verbos que exprime ordem, exortação ou súplica. 2 Ordem, ditame, dever. I. absoluto: imperativo categórico. I. categórico: o que considera a ação como objetivamente necessária e não está submetido a nenhuma condição exterior ou contingência subjetiva que possa revocá-lo; opõe-se a imperativo condicional ou hipotético, em que tal elemento existe. I. condicional: aquele cuja realização depende de condição ou de contingências subjetivas. I. hipotético: imperativo condicional.

Com isso em mente, a minissérie O Imperativo de Thanos, lançado final de 2010 (The Thanos Imperative, no original), escrito por Dan Abnett e Andy Lanning, e com desenhos de encher os olhos de Miguel Sepulveda, trás como tema central as vontades que subjugam a razão de determinados personagens, não só de Thanos.
A história começa imediatamente após a Guerra da Aniquilação (que você pode rever o review, se me permitem o trocadilho, aqui). Thanos, outrora morto por Drax no fim da guerra da Aniquilação, fora encontrado vagando por Adam Warlock, que em sua sabedoria insondável, o envolveu em um casulo que o trouxe de volta à vida, por entender que Thanos é parte do tecido cósmico do universo, e perde-lo traria desequilíbrio à esta realidade. Thanos foi achado pelos fiei da Igreja Universal da Verdade e levado para seu mundo sacrossanto. Entretanto, ao acordar, extremamente insatisfeito por ter sido retirado dos braços da Morte (que todos sabem, é sua eterna paixão), Thanos destruiu o lugar. Foi então aprisionado pelos Guardiões da Galáxia em sua base secreta.

Mas isso não é toda confusão... Durante a perseguição a um estranho ser parecido com Quasar, Richard Rider, o Nova, se vê em volto de uma guerra religiosa envolvendo a chamada Igreja Universal da Verdade. Liderada pelo insano religioso Adam Magus, os fieis foram atraídos para perto do lugar no espaço conhecido como A Falha, onde planetas inteiros foram levados para lá. Dalí, usando toda energia gerada pela destruição de tais planetas que ele mesmo provocou, num evento extremamente catastrófico, Magus conseguiu abrir a Falha que se revelou uma passagem para outro universo. Pela falha, invocaram o líder máximo da seita, Lorde Mar-vel. Tal distúrbio acabou acordando Thanos de vez.


Apelidado de Cancerverso, este outro universo começou uma invasão sem precedentes, usando a Falha como porta de entrada. O Cancerverso, como constatado pelos generais da rainha Kree Medusa, parecia mais um balão prestes a explodir e estava “vazando” para dentro do nosso. Os Shi’ar também entraram na guerra, para conter a invasão dos seres do Cancerverso. Tentar conter, melhor dizendo. Um velho conhecido nosso estava passando por ali, singrando o espaço com sua prancha prateada e certamente sentiu que algo estava muito errado.
Em outro lugar, Lorde Mar-vel (do Cancerverso, já que o Mar-vel do nosso universo está morto, vitima de câncer) planeja fazer com este universo o mesmo que fez com o seu: eliminar a morte. Por isso seu universo estava extremamente sobrecarregado. Para isso precisava buscar e matar seu avatar em um ritual, e para os companheiros que não sabem, trata-se de Thanos, entretanto ele mesmo não sabia disso. Convocou então sua versão dos maiores heróis da terra, chamados ali de Os Vingativos.
Na base dos Guardiões da Galaxia, o Senhor das Estrelas, juntamente com próprio Thanos,  teve uma idéia inusitada: já que no cancerverso não há morte, o que aconteceria se a levassem para lá? E foi esse o plano: o avatar da morte seria levado até o cancerveso para que destruísse-o antes que fosse tarde demais.
Richard Rider, o Nova, na linha de frente da Falha esforçava-se ao máximo, mas as criaturas que vinham de lá era extremamente difíceis de matar. No meio de toda confusão, os Vingativos apareceram e levaram Namorita, atual namorada de Rider, achando que ela pudesse ser o avatar que procuravam.
Ainda absorto na guerra, Nova é surpreendido pela ajuda do Surfista Prateado, trazendo consigo todo o esquadrão das Entidades Cósmicas.


Os Guardiões da Galáxia e Thanos (que estava desacordado desde que chegara alí) estavam em uma batalha ferrenha contra Hulk e mais um punhado de heróis em suas versões maléficas no Cancerverso. A luta parecia perdida, pois mesmo depois de derrotados, os habitantes daquele universo não morrem, e ressurgem cada vez mais grotescos. Quando tudo parecia que iria se repetir indefinidamente, Thanos recuperou suas forças e os desintegrou. Foram então surpreendidos por Visão, desta vez aliado, e levados para a lua Titã, lar de Thanos em nosso universo.
Em meio à batalha na Falha, Nova, Quasar e o Surfista Prateado percebem que a força do Cancerverso é ainda maior que o imaginado, algo que poderia afetar todas as realidades, por isso as Entidades Cósmicas entraram na guerra. Surgiu então da falha, a versão do canserverso das entidades cósmicas... lideradas pelo “Mecanismo Galactus”, que nem preciso dizer com quem se parecia. Fenomenalmente gigantescos, forçaram o front, derrotanto inclusive algumas entidades do nosso universo.

Texto de: Dennis Correia (Quadrinharia)

Nenhum comentário: