04 dezembro 2022

Arawn Completa!

 

CÓDIGO 155 - R$ 5,00 

O “Arawn” é uma HQ francesa, lançada pela editora Soleil, que conta com o roteiro de Ronan Le Breton e desenhos de Sebastién Grenier em uma franquia de 6 livros principais e outros livros com histórias paralelas. Arawn é o deus celta dos mortos, mestre das trevas e rei das Terras Queimadas que, na saga principal, conta sua vida para o leitor. Ao longo das HQ’s uma discussão que surge é sobre a disputa de narrativas, que gostaria de apresentar.

A história começa com sua mãe, Siamh, conhecendo e se relacionando com Dag, com quem teve os filhos Math e Kern. Já na sequência, revela-se uma cena onde o casal abriga um viajante chamado Bran, que assassina Dag e abusa sexualmente de Siamh que, apesar de conseguir matar seu agressor, engravida dele dando luz a Engus e Arawn.

Durante a segunda gravidez, Siamh recebe uma profecia que diz que seus filhos irão se enfrentar “em uma luta sem misericórdia”, nenhum deles sobreviverá, mas um deles será igual a um Deus.


Ao receber a profecia, Siamh promete a si tentar evitar a luta entre seus filhos e trata-los com igualdade. Sua promessa, porém, cai por terra quando dá luz a Arawn, que nasceu sem pênis. Sabendo que homens “mutilados” ou “impotentes” jamais poderiam ser reis, ela abandona seu filho no gelo para que morra. Contudo, o bebê Arawn é criado pelo loba Sorjha como um de seus próprios filhotes e dela recebe proteção e habilidades de caça e de luta.

Já adultos, Siamh revela a profecia para seus filhos e oferece a cada um deles uma série desafios letais para que mostrem seu valor, recebam poderes e artefatos mágicos. Arawn vence seu desafio e recebe um pênis, poderes e, como artefato mágico, o caldeirão de sangue.

Nenhum comentário: