A pequena história que vou compartilhar com vocês aqui faz parte de uma saga que me acompanha desde a infância.
Neste mês de Abril de 2016, após mais de 15 anos de busca, enfim consegui reunir um sonho de menino: Juntar em minha coleção dois livros que fizeram parte de minha formação de leitor, me fizeram amar a leitura e me fizeram criar aquele mundo imaginário que todos nós temos e nos transportávamos para lá quando pequenos. Devo confessar que ao tê-los novamente em minhas mãos fui transportado à aquele mundo imaginário novamente por algumas horas.
Os livros em questão são os folclóricos Manual do Detetive e Manual do Espião, duas relíquias lançadas pela editora Abril no início da década de 80. Hoje ainda é possível encontrar alguns raros exemplares do Manual do Detetive em sites de vendas, mas o Manual do Espião, acreditem, é uma verdadeira relíquia!
Os livros tinham um chamariz irresistível para as crianças na época, demonstrava numa linguagem divertida e descritiva como nós poderíamos nos tornar detetives e espiões a serviço do bem, além das ilustrações sensacionais do artista Colin King, que com seu traço único e incrível humor dava um charme todo especial a cada capítulo do livro!
Eram livros potencialmente anarquistas e nada politicamente corretos. O manual incentivava as crianças a fichar os amigos (coletando dados e impressões digitais); a perseguir e imobilizar criminosos; montar tocaias em locais suspeitos; e como identificar contrabandistas na alfândega, entre outras ações. Além de várias referências a charutos e cachimbos. Interessante é que não havia avisos de “não tente isso em casa”. Isso é claro, era mais um motivo para termos amado estes livros!
As edições originais eram inglesas:
Entre uma lição e outra, havia algumas historinhas para ilustrar como é o trabalho de um detetive, protagonizadas pelos agentes Armadinha e Fracasso. Algumas propunham um enigma para o leitor resolver, apresentando as pistas e os suspeitos. O texto é muito bem escrito, com ótimo trabalho de tradução e adaptação.
É uma pena que não se façam mais livros como estes hoje em dia, que agucem a imaginação criativa das crianças sem recursos de pop-ups e outros desnecessários de hoje em dia que não dão espaço para a criança "criar"! Fica a dica para republicarem estas duas jóias cujo conteúdo criativo ainda permanece atual!
Fichas técnicas:
Manual do Espião
Original: The Usborne Spy's Guidebook
Publicado no Brasil pela Editora Abril em 1980
Autor: Lesley Sims
Ilustrador: Colin King
Manual do Detetive
Original: The Usborne Detective's Handbook
Publicado no Brasil pela Editora Abril em 1980
Autor: Anne Civardi
Ilustrador: Colin King
por: Ed Oliver
Agradecimentos ao amigo escritor Alexandre de Castro Gomes por algumas informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião, pedido ou sugestão!